quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Um Eco Jardim de Infância





No passado dia 14 de Novembro o Jardim-de-infância de Parada de Cunhos hasteou-se a Bandeira Verde, galardão atribuído às escolas que se candidataram e implementaram os sete passos definidos na metodologia de uma Eco-Escola.

A cerimónia, foi presidida pelo grupo de crianças e a Educadora de Infância, Margarida Teixeira, ajudada pela educadora Delfina Abelha e a Auxiliar de Educação Fernanda Pimenta. Contou com a presença de representantes do Governo Civil, da Câmara Municipal, do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, do Parque Natural do Alvão, da Junta de Freguesia, e dos pais. Também estiveram presentes os alunos que, no ano transacto, colaboraram na implementação do projecto e que este ano frequentam o primeiro ciclo.

No seu discurso, a Educadora explicou aos presentes o trabalho desenvolvido no ano transacto e as metas estipuladas para este ano lectivo, no decurso do qual irá tentar-se construir uma eco-casa no recreio e implementar um projecto de poupança energética no edifício escolar.

Durante o Porto de Honra que se seguiu, foi ainda anunciado que durante este ano lectivo o primeiro Ciclo de Parada de Cunhos irá aderir ao projecto passando as duas escolas a trabalhar em conjunto.

O Programa Eco-Escolas é um projecto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeiaFundação para a Educação Ambiental” e apoiado pela Comissão Europeia. O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino do pré-escolar às universidades, pretende reconhecer e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Mário Teixeira (Pai de uma criança)

Sem comentários: